Sobre perguntas muito vagas em grupos de discussão

Eu acompanho diversos grupos de tecnologia por email (hoje nem tanto), Telegram, Discord, Slack e outros lugares onde pessoas sempre mandam perguntas técnicas pedindo ajuda para solucionar algum problema, pedir opiniões e indicações.

Alguns dias atrás, em um canal de Telegram de Python eu vi a seguinte pergunta:

Fala pessoal, alguém conhece alguma Lib para criar formulários?

Como você responderia essa pergunta? Eu geralmente nem respondo uma pergunta dessas (nesse caso apenas uma pessoa tentou ajudar) já que eu não tenho o mínimo de informações necessário para conseguir começar a elaborar uma resposta ou iniciar um diálogo e não é sempre que tenho disponibilidade de tempo para tentar obter mais informações a partir de uma pergunta tão vaga.

O mínimo que eu gostaria de saber na pergunta:

  • Que tipo de software você está desenvolvendo? É uma aplicação Desktop, aplicação web, mobile? Dependendo da resposta, temos diferentes opções para a geração de formulários.
  • Que bibliotecas você está utilizando? É uma aplicação Django, Flask, PyQT, Tkinter?
  • Que problema você está tentando resolver? É uma melhoria na validação dos campos, melhores maneiras de formatação, geração automática a partir de um modelo de dados?
  • O que você já pesquisou e por que o que você encontrou nas suas pesquisas não está te atendendo?

Quando você faz uma pergunta em um grupo público como esse, você precisa considerar que na maior parte das vezes, as pessoas te ajudam de maneira voluntária, sem receber nenhuma recompensa financeira por isso, também. E por isso, você precisa valorizar o tempo desta pessoa fornecendo o máximo de contexto para que apenas quem tenha o conhecimento necessário possa te ajudar mais efetivamente.

Example image …e eu vou te ajudar, eu quero te ajudar. Agora você tem que me ajudar a te ajudar.

Como eu faria a mesma pergunta, mas com informações mais completas:

Fala pessoal, tudo bem? Estou desenvolvendo uma aplicação Flask e preciso adicionar um formulário para receber informações submetidas pelo usuário. Li na documentação do Flask a respeito do WTForms, mas eu achei as opções de formatação e renderização não muito práticas. Vocês conhecem alguma outra biblioteca que auxilie na validação e renderização de formulários?

Deste modo, é bem mais provável que alguém consiga te ajudar de maneira mais rápida e efetiva.

O que acham? Ainda daria para melhorar?